maternura | Como surgiu?

O projeto MATERNURA foi iniciado em 2011 em Ílhavo sob a coordenação de Claudia Pinheiro, mãe, arquiteta, professora e terapeuta corporal, em julho de 2014, transformou-se numa associação sem fins lucrativos, que foi extinta em dezembro de 2017 para voltar a ser um grupo informal de cidadãos com um lema comum: "mãe mimada... bebé feliz".

A base primordial do trabalho da maternura é: os bebés precisam de "mães suficientemente boas", mães em bom estado, para poderem, por sua vez, cuidar bem deles. 

Inicialmente foi criado como meio para chegar às mães com bebés que, por um motivo ou outro, estariam a atravessar um estado pontual de crise emocional. Ver mais aqui.

Esta variante de terapia psico-corporal foi desenvolvida na Alemanha pela terapeuta psico-corporal Paula Diederichs, onde as mães gozam de licenças de maternidade muito alargadas, o que não corresponde de modo nenhum à realidade portuguesa.

Por isso mesmo o objetivo inicial de ajudar as mães a se sentirem mais acompanhadas e acarinhadas, foi dar resposta à necessidade mais premente dos pais portugueses. A opção foi de criar um lugar de guarda e cuidados para os seus bebés muito pequenos de forma a minimizar o mais possível o desconforto e sofrimento que advém da necessidade de deixarem os seus bebés para irem trabalhar.

O fator diferenciador do nosso trabalho com os bebés e suas mães, é a disponibilidade para «estar ao mesmo plano» e receber os pais, para dar resposta às necessidades dos pais a vários níveis, inclusive nos cuidados e guarda para os bebés e crianças, mas não só.

Sem comentários:

Enviar um comentário